Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Isolamento Sonoro Transparente Desenvolvido na Alemanha

Investigadores do Instituto Fraunhofer de Física das Construções (IBP) desenvolveram um tipo de material para correção acústica que pode ser aplicado sem implicar compromissos a nível estético. Este novo material é constituído por finas  películas de base polimérica micro-perfuradas, com estrutura em favo de mel, sendo caracterizado pela leveza, flexibilidade e transparência parcial.
Um dos grandes problemas que a aplicação de mantas ou painéis de correção acústica apresenta é a pouca flexibilidade estética destes elementos. A maioria das vezes o projeto de interiores do compartimento é conduzido de forma a que os restantes componentes estejam em consonância com o material de correção sonora e não o contrário.
Por outro lado, os materiais de tratamento acústico e isolamento sonoro tradicionais são pesados, com fraca resistência ao fogo e pouco higiénicos, inviabilizando a sua aplicação em determinados ambientes como cozinhas ou laboratórios.
O novo material do Instituto Fraunhofer desenvolvido nos laboratórios de Estugarda, recorre à perfuração de milhares de orifícios microscópicos de acordo com um padrão otimizado, o que permite que as ondas sonoras se dissipem de forma mais uniforme, limitando a reverberação.
O material foi também desenvolvido com custos de produção em mente, uma vez que se prevê que possa ser aplicado em larga escala. Para isso utilizou-se tecnologia de extrusão industrial, que permite o fabrico em contínuo e em grandes quantidades, num curto espaço de tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário