Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Construção de Casas no Semiárido de Pau a Pique

A técnica de construção do pau-a-pique constitui-se em barro aplicado sobre um entramado de bambu.
Usa como estrutura peças maiores de bambu ou madeira postas verticalmente nos vértices e horizontalmente formando grandes quadrados. Peças de madeiras bem dimensionadas permitem a construção de um segundo pavimento. Depois de erguida toda estrutura o taipero escolhe onde irá colocar as portas e as janelas, e faz aberturas com serrote.
Antes de aplicar o barro sobre a estrutura criada, coloca-se madeiramento no telhado e cobertura garantindo que possa manejar sua casa protegido de chuva, deixando um beiral para proteger as paredes da chuva esses beirais são feitos palha, folhagem de coqueiro, palha de buriti e barnaúba ou telha comum são as coberturas mais utilizadas.

O barro utilizado no preenchimento e selecionado através de escavações em diferentes locais. São feitas bolas de barro com água, e as que menos racharem ao secar indicarão o barro a ser usado. A mistura do barro com a água é feita com os pés. 
O barro deve ser bem arenoso, ate 60% de areia, pode-se adicionar areia na mistura até chegar à "liga". Após algumas semanas é normal o barro apresentar rachaduras, então deve-se fazer um novo revestimento, este alisando a superfície com as mãos. Um melhor acabamento pode ser feito em uma terceira barreada; desta vez é bom utilizar cimento ou cal misturado com o barro a fim de garantir uma melhor resistência.


Um comentário: