Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Como fazer obra embaixo de chuva

Tempo ruim não significa que a construção deva parar. Porém, especialistas dão dicas de como evitar acidentes, danos à estrutura do imóvel e, principalmente, desperdícios
Os donos de imóveis em construção devem preparar o espírito para lidar com os atrasos no cronograma da obra impostos pelas variações climáticas ou poderão ter transtornos muito maiores.
Quando a obra já foi iniciada e não tem mais como parar, os engenheiros recomendam redobrar os cuidados, principalmente quando há corte no terreno, aterro e arrimo. Além de drenar o lote, desviando a água da chuva para a rua, é importante proteger com lona o local da terra onde foi feito corte, para evitar que o local encharque. "Os buracos para tubulações devem ser evitados, uma vez que a terra estará fofa e pode desmoronar durante a perfuração"
Os cuidados com movimentação da terra devem ser redobrados se houver declive no terreno.
O risco de problemas também é maior na hora de trabalhar com concreto sob o mau tempo. "O prazo para que o concreto atinja a resistência ideal varia entre sete e 28 dias. As chuvas podem derrubar os muros de arrimo, que por falta de cura não atingiram a resistência perfeita".
 A fase de alvenaria também é prejudicada pelas chuvas ininterruptas e, muitas vezes, o melhor é não insistir na execução do serviço. "Se os tijolos estiverem encharcados, a parede não ficará no prumo e poderá apresentar barriga. O resultado será prejuízo para o dono, que precisará tirar a diferença do prumo acrescentando mais reboco".

O tempo ruim também não é aliado das obras de acabamento externo e da pintura. "Nada que vá lidar com parede úmida é recomendável. Pintar o lado de fora do imóvel neste período é jogar dinheiro pela janela. A pintura externa deve ser programada para períodos bem antes ou depois da chuva".

Os engenheiros também recomendam cuidados com a armazenagem do material de construção para reduzir estragos causados pela umidade e enxurradas. No caso da areia mal armazenada, a perda do material pode ser de 20%. Para evitar que o cimento petrifique ou perca a umidade pelo contato com o solo, a recomendação é armazená-lo em local seco e, quando a chuva começar, cobrir com lona preta.

DICAS ÚTEIS

• Evite obras de terraplanagem, fundação e telhados em época de chuva
• Faça, diariamente, canaletas no terreno para direcionar a água para a rua
• Crie fosso para reunir enxurrada e providencie bomba para retirar água acumulada
• Construa barracão de obras em madeirite ou alvenaria, com piso concretado e cobertura com telhas de fibro-cimento para guardar material e proteger operários
• Estoque cimento e cal no barracão sobre estrados de madeira e nunca diretamente sobre o piso cimentado ou solo
• Guarde areia em local cercado por muretas
• Cubra os tijolos de barro com lona plástica
• Estoque barras de aço sobre cavaletes ou dormentes, cobertas com lona plástica
• Use concreto usinado, pois ele tem secagem mais rápida
• Equipe os trabalhadores com botas de borracha, capa para chuva e capacete
• Mantenha o pessoal longe de árvores e da rede elétrica
• Durante chuva intensa, redirecione as atividades para serviços internos, como acabamentos, tubulação elétrica e hidráulica e assentamentos de portas e janelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário