Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A AÇÃO DA MARESIA E OS CUIDADOS COM A CONSTRUÇÃO


ESTRUTURA: O ferro é um dos elementos mais atacados pela maresia. Logo quando parte das estruturas de concreto, as ferragens podem sofrer se não estiverem bem cobertas e protegidas pela massa. Siga as normas de cálculo específicas para a recobrimentos com concreto em construções na praia, elas geralmente determinam um volume maior do que seria necessário longe do litoral.
Outras estruturas metálicas também demandam cuidados especiais. O aço deverá receber pinturas especiais contra a corrosão ou ainda pode-se optar pela utilização de aços do tipo patinável, em que a própria ferrugem protege o material da corrosão.
Entretanto, em casos de construções muito próximas à praia em que as superfícies sofram com a abrasão da areia, esse tipo de aço não é indicado. Isso porque, a areia tende a retirar continuamente essa “camada protetora enferrujada” do aço, que estará em permanente processo de corrosão.
Avessas ao comportamento das ferragens, as estruturas de madeira tendem a se adaptar bem às condições ambientais do litoral e por isso são comumente aplicadas.
ALVENARIAS: As alvenarias tendem a sofrer pouco com a maresia, já que normalmente são feitas com blocos de cerâmica ou concreto.
Mas como muitas cidades de praia são extremamente úmidas, principalmente no inverno, se os revestimentos não forem bem feitos, a tendência é a umidade infiltrar nas paredes.
Com o tempo, os blocos tendem a ficar “filmados” na fachada, ou seja, visivelmente separados através do revestimento.
REVESTIMENTOS: Como a grande umidade tende a castigar os revestimentos de argamassa simples feita com cimento e areia, muitas construções de praia possuem revestimentos cerâmicos ou de pedra.
Uma das escolhas mais comuns são as pastilhas.
Na hora de construir, verifique a necessidade de revestimentos específicos para que a casa não exija pintura a cada seis meses.
ESQUADRIAS: As esquadrias são “bastante solicitadas" no litoral por serem normalmente a primeira barreira para a maresia.
O ferro não é indicado devido a dificuldade de proteger toda a esquadria da ação do sal.
Prefira janelas e portas de PVC, alumínio ou madeira, materiais que resistem muito bem às intempéries litorâneas.
OUTROS: Todos os demais componentes das construções estão sujeitos à ação da maresia.
O ferro sempre terá sua durabilidade prejudicada, a não ser que seja muito bem protegido. No caso dos elementos de fixação, como parafusos, é mais recomendado usar o latão ou o aço inox, que resistem melhor à corrosão.
Luminárias externas, ralos, grelhas e canos que não sejam compostos por ferro também são mais recomendados. Por fim, é bom lembrar que parte do nosso litoral é quente e chuvoso e isso significa castigo contante para as construções.
Decks e móveis de madeira, assim como tecidos ou outros materiais delicados expostos à ação direta do sol e/ou da chuva tendem a estragar rapidamente. Se possível, utilize os beirais e as varandas para poupar parte das construções das intempéries. Cuidados tomados, é só aproveitar os banhos de mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário