Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Chuvas reduzem produtividade da construção civil em 30%



As chuvas já começaram e, com elas, uma preocupação já conhecida de quem está construindo um imóvel.

De acordo com estimativa a produtividade do setor chega a cair 30% no período.
Normalmente, isso acontece mais nas obras horizontais por elas serem muito espalhadas, o terreno fica escorregadio, com muita lama e a terraplanagem fica comprometida. Já nas verticais o prejuízo é bem menor, principalmente depois de concluída a estrutura. O que se faz é substituir os serviços que são afetados pelas chuvas por atividades internas e, às vezes, isso não é possível em uma obra horizontal.
Mesmo com o empecilho normalmente, as chuvas não atrasam a entrega de um imóvel por elas já serem levadas em consideração no planejamento da construção. Isso já é previsto, mas vai depender também do nível da chuva, se for torrencial ou mais amena. Até então, as chuvas foram abaixo da média, atrapalharam muito pouco. A desaceleração das construções acaba, por consequência, provocando uma redução nas vendas de determinados materiais utilizados em obras externas, desfalque compensado pela procura por outros tipos de itens.
Quando se está trabalhando na parte externa de uma obra, realmente, é necessário dar uma parada. Por outro lado, as pessoas passam a procurar telhas e materiais de impermeabilização, por causa de vazamentos. Acaba havendo um equilíbrio, apesar dos itens das áreas externas terem um valor agregado maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário