Há algumas semanas atrás, um engenheiro civil precisava de uma
resposta para uma pergunta feita a ele por uma empresa de arquitetura:
"Você está pronto para o BIM?" O engenheiro civil tinha boas
informações dos benefícios da modelagem de informações de construção ( BIM)
para o projeto de construção e tinha ideias sobre como esses benefícios podiam
estender-se a engenheiros civis. Mas ele não tinha certeza de como responder à
pergunta. Será que o BIM se aplica mesmo aos engenheiros civis? E se
o fizesse, ele teria de usar um novo software para ser "apto para o
BIM?" E se ele não estava trabalhando em projetos que envolviam
construções, ele poderia ainda fazer BIM?
Como a adoção do BIM tornou-se um
padrão em arquitetura e construção civil, engenheiros civis foram tomando
conhecimento e estão fazendo a seguinte pergunta: O que BIM significa para mim?
Para os engenheiros civis que trabalham regularmente com arquitetos ou
engenheiros estruturais, o BIM já pode ser parte de seu vocabulário. Mas para
aqueles que passam os dias a desenhar estradas e rodovias, o BIM representa
todo um mundo novo que é altamente relevante agora e vai continuar a crescer em
importância.
O que é BIM?
Building Information Modeling -
BIM - não é um programa de software proprietário ou produto. É um processo
integrado, construído em informações coordenadas e confiáveis sobre um
projeto desde a concepção até a construção e a operação. O BIM não é apenas
para os arquitetos. Embora tenha suas raízes na arquitetura, os princípios de
BIM se aplicam a tudo o que foi construído, incluindo estradas e rodovias e os
benefícios do BIM estão sendo experimentados por engenheiros civis, da mesma
forma que são apreciados pelos arquitetos.
Para entender como o BIM se
aplica a engenharia civil e ao projeto de rodovias e auto -estradas
especificamente, é útil ter um primeiro olhar para o legado do processo de
elaboração de projeto 2D centrados. Este processo, que pode ser melhor descrito
como "Silo" começa com o projeto preliminar, move-se para o projeto
detalhado e depois para a documentação de construção. Cada etapa é concluída
antes do que a próxima começa e a colaboração é muito limitada. Este processo
funciona bem até que uma mudança inevitávelprecisa ser feita no
projeto, momento em que são necessários demorados e propenso a erros
atualizações de desenho manual. Como tal, este processo tem limitações práticas
inerentes.
O BIM não é apenas sobre 3-D
(apesar de que é parte dele). O BIM permite que os engenheiros com mais
facilidade prevejam o desempenho de projetos antes de serem construídos, com
resposta mais rápida a alterações de projeto, otimizando os projetos com a
análise, simulação e visualização, além da entrega da documentação de
construção com uma qualidade superior. Além disso, permite que as equipes
estendidas extraiam dados valiosos do modelo para facilitar a tomada de decisão
mais cedo e a entrega de um projeto mais econômico.
Limitações da Elaboração do fluxo de trabalho centrado
O gráfico na figura 1 mapeia o
nível de esforço exigido ao longo da vida de um projeto típico de
estrada, todo o caminho do projeto preliminar para a
construção e operações. Como a linha azul indica, a capacidade do engenheiro
civil para o impacto do custo do projeto e desempenho ao longo do ciclo de vida
do projeto está em seu máximo durante o projeto preliminar, mas acentuadamente
diminui à medida que o projeto progride. A linha vermelha mostra como o custo
de produção e execução de mudanças no projeto é baixa durante o projeto
preliminar, mas aumenta consideravelmente durante o projeto. Finalmente, a
linha preta ilustra onde engenheiros civis e projetistas gastam mais esforços e
recursos com um processo de elaboração centralizado - durante a fase da
documentação da construção.
O problema com esse gráfico é que o pico do esforço (linha preta)
coincide com um ponto no projeto, quando a capacidade do engenheiro para
impactar o desempenho do projeto está em declínio e o custo das
alterações de projeto estão aumentando. Isto chega no centro das limitações de
um fluxo de trabalho de elaboração centrada. Embora seja teoricamente possível
usar este processo para executar projeto iterativo para otimizar o desempenho
do projeto, de forma realista, isso é feito muito pouco. É
simplesmente muito caro fazer várias alterações no projeto e avaliar os
impactos sobre o desempenho do projeto uma vez que a documentação é iniciada.
Como resultado, um processo de elaboração centrada produz normalmente o
primeiro projeto que atenda as regras e não necessariamente o melhor projeto.
Construtibilidade e segurança rodoviária são dois exemplos de análise e
simulação de que um processo BIM facilita. No Departamento de Wisconsin de
Transporte (WisDOT), no processo de implementação do AutoCAD Civil 3D, software
de engenharia civil da Autodesk para BIM, o projeto da estrada, geotecnia,
águas pluviais e equipes de ponte utilizaram aplicações de análise
especializadas e ferramentas personalizadas para simular e analisar diferentes
aspectos do desempenho do projeto.
Novos fluxos de trabalho com o BIM
A implementação de um processo BIM para estrada e projeto de rodovia
inicia-se com a criação de informações coordenadas e confiáveis sobre o
projeto. Isso resulta em um modelo 3-D inteligente da estrada em que os
elementos do projeto estão relacionados uns com os outros de forma dinâmica -
não apenas os pontos, superfícies e alinhamentos, mas um rico conjunto de
informações e atributos associados a ele.
Desta forma,
o BIM facilita a avaliação e dá muitas mais alternativas de projeto.
Como parte do processo de projeto, os engenheiros civis podem alavancar o
modelo de informação para a realização de simulação e análise para otimizar o
projeto para objetivos como a construtibilidade, sustentabilidade e segurança.
Finalmente, com um processo BIM, resultados de projeto podem ser criados
diretamente a partir do modelo de informação. As entregas incluem não só
documentação 2-D de construção, mas também o próprio modelo e todas
as informações que ele contém, que pode ser aproveitado para a quantificação,
sequenciamento de construção, comparações do como construido e até mesmo
operações e manutenção.
Por exemplo, talvez no meio de um projeto de estrada o perfil se precise
de ajustes para uma curva vertical. Ao se ajustar o perfil, todos os elementos
de projeto relacionados se atualizam automaticamente, permitindo que o
imediatamente se veja o impacto no corte e aterro do terreno
Como a linha verde na Figura 2 demonstra, conectando de forma dinâmica
projeto, análise e documentação de um fluxo de trabalho BIM, a maior parte do
esforço em um projeto de rodovia é deslocado de volta para a fase de projeto
detalhado quando a capacidade de impactar o desempenho do projeto é alto e o
custo de fazer alterações no projeto é baixo. Isso permite que os engenheiros
passem mais tempo avaliando cenários hipotéticos para otimizar o projeto e
documentação de construção gerando menos tempo. Com isto em mente, pense em
como adotar um processo BIM traduz em benefícios reais para a estrada e design
rodovia.
Benefícios
do BIM
Os
benefícios mais imediatos do BIM para projetos de rodovias são melhores
projetos e aumento da eficiência e produtividade. Como o projeto e a
documentação de construção estão ligados dinamicamente, o tempo necessário para
avaliar mais alternativas, executar alterações no projeto, e produzir
documentação de construção é reduzido significativamente. Isto é
particularmente importante para as agências de transporte, porque pode-se
encurtar o tempo de contratação, resultando projetos a serem completados dentro
dos períodos mais curtos e previsíveis.
Provavelmente
a vantagem mais significativa do BIM em comparação com um processo de
elaboração centrada é a capacidade de estender o uso do modelo de informações
além do projeto, análise e simulação em construção e, eventualmente, operações.
Por exemplo, as agências de transporte estão cada vez mais usando o modelo 3-D
para operar equipamento de construção com orientação máquina GPS. Os benefícios
incluem o aumento da produtividade e precisão, os custos de pesquisa reduzidos,
menores custos de operação do equipamento e um dia de trabalho estendido.
A promessa do BIM para projeto de estrada e rodovia
Embora
tenha suas raízes na arquitetura, os princípios de BIM se
aplicam a tudo o que foi construído, incluindo estradas e
rodovias.
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