Aplicativos
de TI para tablets e smartphones ajudam a gerenciar obras em tempo real
Se ferramentas integradas de Tecnologia da Informação (TI) já são vistas
como grandes aliadas da gestão empresarial, a mobilidade dos tablets e
smartphones só facilita ainda mais a padronização de processos técnicos e
executivos, de controle de preços, prazos e qualidade, em médias e grandes
obras.
Através de aplicativos, dados são coletados no canteiro e disponibilizados, em tempo real, a sistemas interligados pela rede, permitindo acesso e análise imediatos por administradores da obra.
O avanço dos recursos de TI possibilita integrar informações, como resultados financeiros do empreendimento, cadastro de clientes, vendas de unidades e recebimento ou pagamento de contas. “Pagamentos de fornecedores, solicitação e recebimento de materiais de construção e avanço físico da obra”.
Um dos pontos críticos da gestão de obras está no controle e disponibilização dos materiais. O acesso a informações certas, no tempo certo, evita que equipes de execução fiquem ociosas, aumentando a produtividade.
Acompanhamentos contínuos dessas informações também auxiliam na rápida tomada de decisões.
O sistema OROweb (Qualidade Real da Obra), utilizado pela Unidade de Qualidade e Processos do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), é exemplo desses aplicativos. Desenvolvido em parceria com o AutoDoc (desenvolvedor de aplicativos de TI para a construção civil), o recurso coleta dados durante as inspeções de qualidade de cada etapa dos serviços executados.
Por meio do aplicativo instalado em tablets e smartphones, informações são transferidas para a plataforma online, onde podem ser visualizadas e analisadas com o objetivo de gerar indicadores de qualidade para estruturas, alvenarias, contrapiso e revestimentos cerâmicos.
Os indicadores podem ser comparados mês a mês, possibilitando a melhoria de processos e controle da obra. “O sistema proporciona, ainda, a geração de relatórios e planos de ação para o acompanhamento das correções de falhas detectadas, e o estudo das causas desses problemas. A ideia é definir ações que impeçam a sua reincidência e custos de retrabalho”.
Através de aplicativos, dados são coletados no canteiro e disponibilizados, em tempo real, a sistemas interligados pela rede, permitindo acesso e análise imediatos por administradores da obra.
O avanço dos recursos de TI possibilita integrar informações, como resultados financeiros do empreendimento, cadastro de clientes, vendas de unidades e recebimento ou pagamento de contas. “Pagamentos de fornecedores, solicitação e recebimento de materiais de construção e avanço físico da obra”.
Um dos pontos críticos da gestão de obras está no controle e disponibilização dos materiais. O acesso a informações certas, no tempo certo, evita que equipes de execução fiquem ociosas, aumentando a produtividade.
Acompanhamentos contínuos dessas informações também auxiliam na rápida tomada de decisões.
O sistema OROweb (Qualidade Real da Obra), utilizado pela Unidade de Qualidade e Processos do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), é exemplo desses aplicativos. Desenvolvido em parceria com o AutoDoc (desenvolvedor de aplicativos de TI para a construção civil), o recurso coleta dados durante as inspeções de qualidade de cada etapa dos serviços executados.
Por meio do aplicativo instalado em tablets e smartphones, informações são transferidas para a plataforma online, onde podem ser visualizadas e analisadas com o objetivo de gerar indicadores de qualidade para estruturas, alvenarias, contrapiso e revestimentos cerâmicos.
Os indicadores podem ser comparados mês a mês, possibilitando a melhoria de processos e controle da obra. “O sistema proporciona, ainda, a geração de relatórios e planos de ação para o acompanhamento das correções de falhas detectadas, e o estudo das causas desses problemas. A ideia é definir ações que impeçam a sua reincidência e custos de retrabalho”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário