Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Lugar de mulher é na engenharia





O Brasil está longe de ter uma cultura isenta de preconceitos e isso se reflete no campo das profissões. Há, por exemplo, mais homens do que mulheres ocupando cargos executivos, apesar de haver mais mulheres nos cursos superiores.
Historicamente, o ingresso das mulheres no ensino superior ocorreu a partir de uma ideia, que separava homens e mulheres por supostas tendências naturais e instintivas quanto a suas capacidades e interesses.
Dessa forma profissões ligadas ao cuidado dos outros, seriam “naturalmente” femininas, enquanto aquelas ligadas à administração da produção ou dos processos sociais mais amplos como engenharia, direito, processos informatizados, seriam mais próprias aos homens em função de suas características “naturais”.

Infelizmente ainda existem obstáculos que precisam ser combatidos. Por exemplo, em média, homens são mais bem remunerados e têm mais chances de assumir cargos mais elevados quando comparados com as mulheres.
Tais fatos devem motivá-la a ampliar sua liberdade de escolha e lutar contra os obstáculos. Se não fosse assim, as mulheres não teriam conquistado avanços no mercado de trabalho e na vida social em geral.
Que a mulher não tem jeito para a área da Mecânica, da Elétrica, Naval, Civil, Minas, que a mulher não nasceu para fazer cálculos e usar o raciocínio lógico? Não acreditamos nisso! Lugar de mulher é na Engenharia. Hoje somos motivo de curiosidade dentro e fora da faculdade e acredito que vai ser sempre assim, confesso que eu gosto dessa situação e admiro muito minhas colegas de profissão e as estudantes que encontro. Eu gosto dessa situação porque eu sei que um profissional bem capacitado e responsável pode conquistar respeito de seus pares e subordinados e também alcançar o cargo que tanto almeja.
As coisas na história não ficam paradas, a história muda. Não podemos negar que o preconceito existe, sua opção será enfrentá-lo ou não. Se for isso que realmente deseja, faça acontecer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário