Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Impermeabilização



Impermeabilizar é o ato de isolar e proteger os materiais de uma edificação da passagem indesejável de líquidos e vapores, mantendo assim as condições de habitabilidade da construção. Como tudo em construção civil, a impermeabilização também deve ser planejada para reduzir o custo e aumentar a eficiência.  A água infiltrada nas superfícies e nas estruturas afeta o concreto, sua armadura, as alvenarias.

Quanto custa uma impermeabilização bem feita? 

Em qualquer atividade que envolve canalização de recursos financeiros temos que analisar a chamada “relação custo/benefício”. Em impermeabilização não é diferente. Se estudarmos o custo de uma boa impermeabilização, veremos que varia entre 1% a 3% do custo total da obra. Se os serviços forem executados apenas depois de constatar problemas com infiltrações na edificação já pronta, o custo com a impermeabilização ultrapassa em muito este percentual. Isto porque refazer o processo de impermeabilização pode gerar um acréscimo de 10% a 15% do valor do serviço. 

Planejando a impermeabilização.

A exemplo dos projetos de instalações hidráulica e elétrica, um projeto de construção civil deve contemplar igualmente um Projeto de Impermeabilização.
O profissional encarregado de planejar a impermeabilização deve dispor dos projetos de arquitetura e demais projetos complementares que tenham ligação com a Impermeabilização. É importante termos um projeto em total conformidade com os aspectos Normativos (ABNT) e de qualidade.
O projetista de impermeabilização deve analisar os projetos básicos da obra procurando evidenciar as áreas que necessitam de impermeabilização e avaliar os tipos das estruturas, entre outros aspectos, iniciando o estudo dos sistemas adequados para cada situação.
Os tipos de Impermeabilização podem ser divididos em:
• Pré-fabricados (manta asfáltica) -- Possuem espessuras definidas e controladas pelo processo industrial.
• Moldado no local -- pode ser aplicado à quente (asfaltos em bloco) ou a frio (emulsões e soluções).
• Rígido -- Com argamassas poliméricas, conferem proteção mecânica à superfície impermeabilização. 

Em resumo... 

Um dos fatores de prováveis vazamentos em edificações vem da ausência do Projeto de Impermeabilização. Como em tudo na construção civil, a impermeabilização também deve ser pensada em detalhes, usando as especificações corretas tanto em termos técnicos quanto atendendo às normas específicas. 
A falta do planejamento e conseqüente serviço feito desordenadamente pode ocasionar, entre outros, os
seguintes problemas: 

• Re-trabalhos de instalações hidráulicas;
• Enchimentos desnecessários;
• Mudança no dimensionamento final dos acabamentos;
• Manutenções e reparos futuros na própria impermeabilização, diminuindo sua vida útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário