Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

ARQUITETURA SUSTENTÁVEL PARTE 2

Apesar de ser conhecido como um grande recurso, a iluminação natural foi desconsiderada por muito tempo, pois as fontes artificiais de iluminação, criadas na revolução industrial e novas técnicas de construção, acabaram deixando para trás a iluminação natural por um grande período. Mas depois de algumas crises e racionamentos de energia, o mundo começou a se preocupar com a escassez dos recursos naturais renováveis. As duas grandes guerras mundiais, o racionamento de petróleo e todos os seus movimentos de sustentabilidade fizeram com que todos os profissionais da área de construção civil (arquitetos e engenheiros) tivessem cada vez mais a conscientização de que devemos procurar maneiras de economizar energia elétrica.
online casino spiele
As janelas e portas são formas de fazer racionamento de energia através da iluminação que elas proporcionam. Ter um projeto que se preocupe com tamanhos generosos desses dois elementos, ajuda bastante para que isso aconteça. Desta maneira, a iluminação externa traz conforto visual e bem estar a cada cômodo que tiver esses tipos de vãos. Porém, não pode ser feito de qualquer maneira, o projeto arquitetônico deve ser feito com um profissional da área, pois a incidência da luz solar direta sobre os cômodos pode aquecer demais os ambientes internos gerando um desconforto ambiental.
Claraboia é uma abertura feita na laje superior que permite a iluminação natural em paredes laterais ou de fundos, pois o afastamento não tem a medida mínima para que se abram vãos ou por haver afastamento para divisa em cômodos situados no interior do projeto. Podem ser de diversos formatos e geralmente o acabamento é em vidro ou policarbonato. A claraboia também pode trazer sofisticação para o ambiente.
Pele de vidro é uma maneira de revestir casas e edifícios, trazendo uma garantia na segurança da edificação, pois ela recebe uma película de segurança neste vidro possibilitanto maior redução dos raios ultravioletas. No caso de quebra, os estilhaços dos vidros não saem dessa película; ela não deixa a luz do sol entrar com tanta intensidade evitando assim, o ofuscamento e protege mobílias e objetos do interior desses ambientes
Apesar de parecer frágil, a pele de vidro traz rigidez para construção, suporta as águas das chuvas, pressão do vento e trepidação do trânsito. O conforto térmico, acústico e a vedação fazem com que a pele de vidro seja uma boa opção de iluminação natural para seu projeto arquitetônico.
Janelas de mansarda é um tipo de janela feita no telhado, geralmente utilizada para iluminar os sótãos das casas, desta maneira se tem uma economia de luz, podendo assim, aproveitar este ambiente para outras finalidades.
Bay Windows é um nicho de permanência onde as pessoas se sentem fora e dentro do ambiente ao mesmo tempo, tendo assim uma sensação que nem sempre é proporcionada em outras partes do projeto; transmitindo um sentimento de liberdade, segurança e de contemplação. Esse sistema em grande parte é composto por vidro e tem que ser muito bem isolado termicamente para que o mesmo tenha efiência térmica positiva. Projetada de maneira estratégica o Bay Windows traz incidência solar em três direções diferentes e faz o interior do cômodo ficar iluminado naturalmente o dia todo.
Bom, essas são algumas das maneiras que a Arquitetura Sustentável traz para a implantação em seu projeto. Desta maneira os benefícios econômicos, acústicos, térmicos e de bem-estar farão com que sua construção seja mais valorizada, econômica, bela e requintada. Pense nisso e lance mão desses elementos arquitetônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário