Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Saiba como Evitar desabamento de Edificações


Os três prédios que caíram na Avenida Treze de Maio, próximos ao Theatro Municipal, no Centro do Rio, trazem à tona um assunto de grande importância, mas nem sempre levado em conta por proprietários de imóveis: a segurança predial. O risco de acidentes — como incêndios e desabamentos — pode diminuir consideravelmente com algumas medidas técnicas.

Uma das hipóteses iniciais para a causa da tragédia foi o empilhamento de materiais de duas obras, carga que seria maior que a máxima suportada pela estrutura.
Muitas pessoas acham que a laje está firme e constroem piscinas, sem considerar que ela aguenta 150 quilos por metro quadrado, quando a piscina de um metro e meio de altura pesa 1.500 quilos
Também foram apontadas a possível corrosão da laje da cobertura e uma modificação estrutural, como o corte de uma viga para passar um duto de ar-condicionado
Nem sempre se dá atenção às infiltrações, que atacam não só a estrutura de ferro, mas também a argamassa, comprometendo os imóveis. Outro erro é modificar as estruturas, sem o projeto de um profissional habilitado.

Formalização
Opte por obras legais, planejadas por engenheiros ou arquitetos num projeto e executadas por profissionais habilitados.

Modificações
No caso de alterações na estrutura do imóvel, como a remoção de uma parede, procure um profissional para elaborar um projeto. Se a obra for feita num condomínio, consulte o síndico e os demais moradores antes de executá-la. É dever do síndico solicitar o projeto para apresentar aos condôminos. Aos moradores, cabe informar-se sobre a obra do vizinho, para se resguardar de possíveis danos no seu imóvel.

Vistoria
Segundo o engenheiros, as edificações devem ser inspecionadas por profissionais especializados de cinco em cinco anos, em média. Recomenda-se que as fachadas sejam revisadas a cada três anos. As vistorias também devem observar instalações elétricas e de gás.

Infiltração
A longo prazo, infiltrações podem aumentam o risco de desabamento de uma edificação. A corrosão por conta do problema atinge tanto as estruturas de ferro das lajes, quanto a argamassa, comprometendo o imóvel.


Gás
Além da preocupação com as instalações internas de gás, deve-se ficar atento ao gás metano, liberado pela rede de esgoto, que pode causar explosões e envenenamentos.

Peso
Antes de construir, informe-se sobre o peso suportado pela estrutura-base.


Um comentário: