
Normalmente projetado para arrastar vários tipos de alfaias ou implementos de uso específico, um mesmo trator com diferentes implementos possibilita uma vasta gama de aplicações, com economia de tempo e equipamentos.
Trator Isométrico
Tratores isométricos ou isodiamétricos, possuem como conceito básico, altura e centro de gravidade reduzidos em relação aos tratores convencionais, desta maneira facilitando trabalhos em situações de limitação de altura e ou declividade, como por exemplo o cultivo de uva no sistema latada, principalmente em terrenos de acentuada declividade como é o caso da região serrana do estado do Rio Grande do Sul. A palavra isodiamétrico refere-se ao diâmetro das quatro rodas iguais, diferente dos tratores convencionais que possuem o rodado traseiro maior e o dianteiro menor. Sendo assim, o eixo traseiro, o eixo dianteiro e o motor estão todos no mesmo alinhamento (motivo pelo qual o centro de gravidade é mais baixo). Outro ponto característico dos tratores isométricos, é a distribuição de peso, devido ao fato do motor estar acoplado na frente do eixo dianteiro, com o trator em ordem de marcha, ou seja, sem nenhum implemento acoplado ao levantador hidráulico, 60% do peso, esta localizado na frente, proporcionando equilíbrio, estabilidade e segurança nas operações. Dentro da categoria isométricos, existe basicamente duas versões, o articulado e o rodas esterçantes.
Trator de pneus
Equipado com motor de combustão interna de várias potências ou cavalagens, geralmente a óleo diesel, automovél com caixa de transmissão e diferencial traseiro reforçado, três ou quatro rodas com pneus traseiros caracteristicamente grandes, com tração simples (4x 2) ou total (4 x 4), são utilizados principalmente na agricultura, para tracionar arados, carretas, plantadeiras e a maioria dos implementos ou alfaias agrícolas,e se encaixa no grupo das máquinas pesadas
Trator de esteiras
Possuem caixa de velocidades ou transmissão próprias para o trabalho agrícola. A caixa de câmbio pode variar de 8 a 24 marchas a frente e 2 a 24 marchas a ré. Pode ser mecânica ou automática. A grande variação de marchas se deve a relação velocidade : torque : rotação do motor. Esta relação está diretamente ligada a produtividade do equipamento.

Equipado com esteiras no lugar dos pneus, apresenta melhor aderência e melhor distribuição de peso, principalmente em terra solta ou terrenos pantanosos.
São mais utilizados na construção de estradas e outras grandes obras civis, embora também tenham aplicações na agricultura, onde seu uso é muito recomendado devido à menor compactação do solo pelas esteiras.
É o caminhão, incluindo a cabine, que puxa a carreta ou galera nos transportes rodoviários, formando o conjunto semi-reboque. No Brasil é designado por cavalo mecânico.
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