O trator é um tipo de máquina que exerce tracção. Possibilita a execução de trabalho produtivo com conforto ao operador, multiplicando a força humana.
Normalmente projetado para arrastar vários tipos de alfaias ou implementos de uso específico, um mesmo trator com diferentes implementos possibilita uma vasta gama de aplicações, com economia de tempo e equipamentos.
Trator Isométrico
Tratores isométricos ou isodiamétricos, possuem como conceito básico, altura e centro de gravidade reduzidos em relação aos tratores convencionais, desta maneira facilitando trabalhos em situações de limitação de altura e ou declividade, como por exemplo o cultivo de uva no sistema latada, principalmente em terrenos de acentuada declividade como é o caso da região serrana do estado do Rio Grande do Sul. A palavra isodiamétrico refere-se ao diâmetro das quatro rodas iguais, diferente dos tratores convencionais que possuem o rodado traseiro maior e o dianteiro menor. Sendo assim, o eixo traseiro, o eixo dianteiro e o motor estão todos no mesmo alinhamento (motivo pelo qual o centro de gravidade é mais baixo). Outro ponto característico dos tratores isométricos, é a distribuição de peso, devido ao fato do motor estar acoplado na frente do eixo dianteiro, com o trator em ordem de marcha, ou seja, sem nenhum implemento acoplado ao levantador hidráulico, 60% do peso, esta localizado na frente, proporcionando equilíbrio, estabilidade e segurança nas operações. Dentro da categoria isométricos, existe basicamente duas versões, o articulado e o rodas esterçantes.
Trator de pneus
Equipado com motor de combustão interna de várias potências ou cavalagens, geralmente a óleo diesel, automovél com caixa de transmissão e diferencial traseiro reforçado, três ou quatro rodas com pneus traseiros caracteristicamente grandes, com tração simples (4x 2) ou total (4 x 4), são utilizados principalmente na agricultura, para tracionar arados, carretas, plantadeiras e a maioria dos implementos ou alfaias agrícolas,e se encaixa no grupo das máquinas pesadas
Trator de esteiras
Possuem caixa de velocidades ou transmissão próprias para o trabalho agrícola. A caixa de câmbio pode variar de 8 a 24 marchas a frente e 2 a 24 marchas a ré. Pode ser mecânica ou automática. A grande variação de marchas se deve a relação velocidade : torque : rotação do motor. Esta relação está diretamente ligada a produtividade do equipamento.
Possuem caixa de velocidades ou transmissão próprias para o trabalho agrícola. A caixa de câmbio pode variar de 8 a 24 marchas a frente e 2 a 24 marchas a ré. Pode ser mecânica ou automática. A grande variação de marchas se deve a relação velocidade : torque : rotação do motor. Esta relação está diretamente ligada a produtividade do equipamento.
Equipado com esteiras no lugar dos pneus, apresenta melhor aderência e melhor distribuição de peso, principalmente em terra solta ou terrenos pantanosos.
São mais utilizados na construção de estradas e outras grandes obras civis, embora também tenham aplicações na agricultura, onde seu uso é muito recomendado devido à menor compactação do solo pelas esteiras.
É o caminhão, incluindo a cabine, que puxa a carreta ou galera nos transportes rodoviários, formando o conjunto semi-reboque. No Brasil é designado por cavalo mecânico.
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