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sábado, 12 de abril de 2014

Pavimentação e Escavação

PAVIMENTAÇÃO :
A engenharia civil necessita como item básico de seus processos, de espaço. Fato posto que a composição do solo dependa de sua localização e das condições em que se formou, não é incomum encontrar áreas que muitas vezes inviabilizam as construções por meio de seus métodos tradicionais. Como as áreas de solos melhores a este destino estão acabando rapidamente em meio à corrida imobiliária que temos hoje, cabe à 
Engenharia Civil descobrir e desenvolver novos métodos para tratar áreas antes consideradas indesejáveis.
  Tendo em mãos novas tecnologias, é possível a este setor aproveitar áreas consideradas inadequadas do ponto de vista técnico e financeiro, viabilizando construções das mais diversas em praticamente qualquer local que se deseje. 
  Dentre estas é possível citar o uso de uma técnica conhecida como STABTEC, que mistura aglomerante são solo mole, geodrenos, que agem como elementos drenantes juntamente com um aterro de sobrecarga para um adensamento mais rápido, o uso de geossintéticos como os geotêxteis e geogrelhas para melhora das propriedades mecânicas dos solos. Também técnicas mais antigas, como a remoção de solo, que consiste em substituir camadas ruins de solo por outras melhores e também as Colunas Granulares, foco deste trabalho, que consiste em formar colunas profundas de areia ou brita no solo a ser tratado. 
 Segue também como consideração o fato de que as técnicas não se excluem e podem ser utilizadas conjuntamente, melhorando camadas específicas cada uma ou sendo utilizadas com o mesmo propósito e no mesmo contexto. 

SOLOS MOLES 

  solos moles são solos sedimentares com baixa resistência à penetração 
onde os valores de SPT (Standard Penetration Test ou Teste Padrão de Penetração) não superiores a 4 golpes. São, em geral, argilas moles ou areias argilosas fofas de deposição recente, isto é, formadas durante o Quaternário. As origens dos solos moles são as mais variáveis possíveis, desde o fluvial até o costeiro. Eles se distinguem quer pelo meio de deposição (água doce, salgada ou salobra); quer pelo processo de deposição (fluvial ou marinho) ou ainda pelo local de deposição (várzea ou planícies de inundação, praias, canais de mar, etc.). E com o crescimento populacional, vê-se cada vez mais necessário o tratamento destes tipos de solo para construções 
de obras viárias. 

TRATAMENTOS 

 Há um grande número de métodos de tratamentos para solos moles. 

ESCAVAÇÃO :

Nas escavações manuais deverá ser previsto um sistema de corda e gancho com trava de segurança;
A corda e o gancho devem estar em boas condições;
O balde de descida e subida de material, deve ser reforçado;
Os trabalhos de escavação em período noturno deverão ter iluminação adequada de modo a garantir um mínimo de 150 lux na área de trabalho;
A colocação dos holofotes para a iluminação noturna deverá ser feita de modo a não ofuscar operadores de equipamentos ou motoristas;
Quando houver possibilidade de infiltração ou vazamento de gás, o local deve ser devidamente ventilado e monitorado; o monitoramento deve ser efetivado enquanto o trabalho estiver sendo realizado para, em caso de vazamento, ser acionado o sistema de alarme sonoro e visual.
É proibido o acesso de pessoas não autorizadas às áreas de escavação.
ESCAVAÇÃO COM RETRO-ESCAVADEIRAS
As escavações com retro-escavadeiras deverão ser planejadas para não ocorrer o risco de tombamento do equipamento, portanto, deverão ser verificados os pontos de apoio das sapatas;
Nas escavações com retro-escavadeiras deverão ser verificadas possibilidades de interferências com redes aéreas de: telefonia, hidráulicas, ar-comprimido, eletricidade, passarelas, correias transportadoras. O operador deverá ser orientado para tais riscos e onde for necessário, deverá ter auxiliar para orientar na execução dos serviços. Sempre que for possível, a rede elétrica do local deverá ser desenraizada e aterrada.

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