Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Compactador

Adensar e nivelar um terreno são procedimentos essenciais no início de qualquer obra. Com a eficiência nesses trabalhos, o solo fica pronto para receber diversos tipos de materiais e ganha consistência para sustentar qualquer empreendimento. No entanto, para que a qualidade do trabalho seja garantida e a produtividade do trabalho aumentada, é fundamental o uso de ferramentas específicas, como os compactadores de solo.
Disponíveis em vários modelos no mercado, esses equipamentos auxiliam em tarefas importantes da preparação do solo, tornando as superfícies mais sólidas e estabelecendo bases mais firmes para a construção. Seu processo de trabalho é baseado na organização de partículas via golpes de alto impacto, e é esse procedimento que resulta em compactações potentes, capazes de evitar erosões, rachaduras, reduzir infiltrações de água, dilatações, contrações e sedimentação de solo, entre outros.
Como escolher o compactador
A escolha de um equipamento é determinante para alcançar os objetivos da obra. Na hora da aquisição, devem ser avaliados quesitos importantes como o consumo de combustível, a manutenção, a produtividade, segurança etc.
 A decisão pelo equipamento deve ser feita com base, principalmente, no tipo de trabalho e no local em que será realizada a compactação. “Para saber qual equipamento utilizar deve-se conhecer o tipo de solo, o teor de umidade, a profundidade e o tamanho da área a ser compactada, a velocidade adequada ao trabalho, entre outros fatores”, explica.
Para o profissional, outro ponto fundamental que deve ser levado em consideração é o manuseio e a baixa emissão de nocivos. “É importante observar se há praticidade no manuseio do equipamento para garantir que o operário não aplique grande esforço na operação e que tenha segurança durante o uso. Além disso, é necessário optar por uma ferramenta que ofereça poucos riscos ao meio ambiente. Atualmente o modelo mais utilizado é o motor a gasolina quatro tempos, pois é menos poluente, de fácil transporte e manuseio e que pode ser utilizado em qualquer local, sem a necessidade de corrente elétrica” .

Nenhum comentário:

Postar um comentário