A energia hidrelétrica é a principal fonte de eletricidade no Brasil, correspondendo a quase 70% da eletricidade produzida no país. Entretanto, a quantidade de energia disponível varia de acordo com o volume dos reservatórios que, por sua vez, são dependentes das chuvas. Atualmente, o Brasil tem cerca de 80 usinas em construção, de pequenas centrais hidrelétricas a usinas de grande porte.
Embora, em termos de emissões, a energia hidrelétrica seja uma fonte de energia limpa, em comparação com os combustíveis fósseis, ela afeta o meio ambiente de outras formas, tais como interferindo no deslocamento dos peixes, afetando a qualidade e o fluxo da água a jusante, e alterando o fluxo de sedimentos nos rios.
Fatos
Os três tipos de usinas hidrelétricas convencionais são:
- O mais comum, que consiste no represamento de um rio. O represamento, tipicamente um sistema utilizado em hidrelétricas de grande porte, usa uma barragem para armazenar a água do rio em um reservatório. A água liberada do reservatório flui através de uma turbina, girando-a, a qual, por sua vez, aciona um gerador para produzir eletricidade. A água pode ser lançada tanto para atender às necessidades de consumo de eletricidade como para manter um nível constante do reservatório.
- Uma instalação de desvio - às vezes chamado de fio d´água - canaliza uma parte de um rio através de um canal ou conduto forçado. Pode não exigir o uso de uma barragem.
- Quando a demanda por energia elétrica é baixa, uma instalação de armazenamento por bombeamento armazena energia por bombeamento de água de um reservatório inferior para um reservatório superior. Durante os períodos de alta demanda elétrica, a água é liberada de volta para o reservatório inferior para gerar eletricidade.
- As barragens têm outros benefícios, tais como recreação, tanques de estoque/cultivo, controle de cheias, abastecimento de água e irrigação.
- Estão sendo descobertas novas e inovadoras maneiras de aproveitar a energia hidráulica:
- Duas categorias emergentes de tecnologias de energia renovável- hidrocinética e dispositivos de conversão de energia das ondas – oferecem meios de explorar a energia da água em movimento sem barragens ou outros métodos utilizados por instalações hidrelétricas convencionais. Essas tecnologias incluem dispositivos projetados para serem utilizados em córregos naturais, estuários de marés, correntes oceânicas e cursos de água construídos, bem como dispositivos projetados para capturar a energia das ondas do mar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário