Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A importância do PVC na construção civil | Engefacil

O PVC é um material que tem sua tecnologia difundida há anos. Apesar dos preconceitos do início, onde produto de plástico era sinal de produto ruim, hoje ele é considerado extremamente importante não apenas para o setor de construção civil, mas também para indústrias de embalagens, brinquedos, calçados, entre outras.
A matéria, nomeada de Cloreto de Polivinila é obtida a partir da salgema (sal marinho), responsável por 57% de sua composição. Os 43% restantes são oriundos de recurso não renovável, como petróleo ou gás natural.
De acordo com dados da Braskem, uma das líderes do setor petroquímico no Brasil, a aplicação do PVC corresponde a 62% da construção civil, 16% do setor calçadista, 10% do setor de embalagens.

A grande aceitabilidade do PVC na construção civil se deve a sua praticidade, leveza, facilidade de limpeza, versatilidade de produtos e formas. A resina pode ser reformulada com incorporação de aditivos, modificando suas características para atender às diversas aplicações. Vários processos de fabricação podem ser utilizados para a transformação da resina. O de extrusão é o mais comum.
O PVC é atóxico e inerte. É um material, que após processado, não propaga chamas, sendo auto-extinguível. Em caso de incêndio, o material queima enquanto tiver combustão presente no local. Assim que a mesma é extinta, ele cessa sua queima. Uma forma importante de evitar que o fogo se alastre entre os cômodos, aumentando as proporções do acidente.

Na construção civil encontramos PVC nas tubulações de água e esgoto, em cabos e fios elétricos, como isolamento, em conduítes e eletrocalhas, portas e janelas, pisos, forros até paredes e telhas.
Dentre as vantagens estão a praticidade e leveza das peças, o que facilita sua instalação. O material proporciona produtos em diferentes cores e formatos a um preço atraente. Além de duráveis, esses produtos costumam ser fáceis de limpar, ajudando em sua preservação.
Nesse sentido, a Infibra, empresa com mais de 40 anos no segmento de fibrocimento e polietileno, lançou recentemente sua linha de produtos em PVC sob a marca Permatex, composta inicialmente por forro e porta sanfonada.
Adaptável a qualquer tipo de projeto, desde novas construções até reformas, o forro dispensa a aplicação de pinturas e facilita o uso de qualquer tipo de luminárias. Permite encaixe simples entre as placas, proporcionando beleza ao ambiente. É lavável, resistente à umidade, à maresia, não mancha e não desbota. O produto está disponível em 100mm e 200mm de largura e é indicado para diversas aplicações, como residências, estabelecimentos comerciais, postos de combustível, escolas, igrejas, barracões, entre outros..

Da mesma forma, as portas sanfonadas são indicadas para diferentes aplicações, principalmente para áreas molhadas em residências (banheiros, cozinhas, etc.), estabelecimentos comerciais, instituições, entre diversos outros locais. De instalação rápida e simples, o produto dispensa ferramentas especiais. A porta está disponível em três versões: 70cm, 80cm ou 90cm. Tanto a porta quanto o forro estão disponíveis na cor branca.
Ao que tudo indica, com o boom mobiliário que estamos vivendo e com as obras que devem acontecer para a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, o PVC deve continuar sendo muito requisitado. Que as indústrias consigam aproveitar todo o seu potencial para a criação de produtos cada vez melhores não apenas no setor de construção civil, mas em todos aqueles que utilizam a resina em suas composições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário