Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Calçadas alternativas | Curiosidades

A garrafa quica e não quebra. Os pés sentem a diferença: o chão está mais macio.
Calçadas de borracha são uma opção de pavimentação ecológica, pois as placas são fabricadas com pneus reciclados. Várias cidades começaram a instalar este tipo de calçada e encontrou nelas uma ótima maneira de reciclar pneus velhos, evitar acidentes e salvar o pavimento de danos causados por raízes de árvores. A borracha também oferece múltiplas possibilidades de desenho artístico. Elas proporcionam redução de custos, flexibilidade e durabilidade. Os benefícios ambientais também incluem menos escoamento de águas pluviais e redução nas emissões de gases.

O Brasil descarta anualmente, em média, 30 milhões de pneus usados que são fabricados a partir da borracha. Um dos vilões da poluição do planeta terra, o pneu leva até 600 anos para virar pó.

Uma solução inteligente para reduzir esse passivo ambiental caro é justamente transformar os pneus em calçada, como já está sendo feito em Washington (EUA).

Cada placa, que amortece a caminhada, e deixa mais espaço para as raízes das árvores respirarem e receberem água da chuva, significa um pneu de borracha a menos nos lixões. Mas o preço ainda é um problema. O revestimento novo custa três vezes mais do que o antigo. A vantagem virá a longo prazo, pois a calçada deve durar o triplo do tempo. Além disso, as placas de borracha são reversíveis e não queimam com pontas de cigarro.

Utilizando 100% de borracha de pneu reciclada e poliuretano, essa nova tecnologia ainda está dando os primeiros passos no Brasil. E tomara que ganhe a cabeça dos governantes, pois cada quilômetro de estrada pavimentado com asfalto de borracha pode significar até 7 mil pneus a menos nos lixões brasileiros.


o Grupo EngeFácil , é formado por:  


Nenhum comentário:

Postar um comentário