Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Racalque no mundo dos engenheiros

O que é recalque?

Recalque ou assentamento é um termo usado na engenharia ou construção civil para designar o fenômeno que ocorre quando há o rebaixamento de uma edificação, devido ao solo do local e quando se gera esforços demais não previstos. Ele é a principal causa de rachaduras e trincas nos edifícios. Um exemplo de recalque é a Torre de Pisa, localizada na Itália, outro exemplo bem comum de recalque são os prédios da orla de Santos – SP – Brasil.
Há diversos tipos de recalque que variam de acordo com alguns fatores, como o solo (argila).  O mais conhecido é o recalque diferencial que é quando uma edificação rebaixa apenas um dos lados como a Torre de Pisa, além desse existem outros tipos como recalque total, admissível, inicial e etc.
O recalque pode causar diversos problemas tais como os danos estruturais (que comprometem a estrutura do edifício), arquitetônicos (danos associados a estética da edificação)  e funcionais (função de algo, por exemplo porta emperrada).
O recalque geralmente é causado pelos seguintes fatores: solo, imprevisto no projeto e na execução, rebaixamento do lençol freático, solos colapsáveis, escavação em áreas próximas a edificação, vibrações e escavação de túneis.
Para evitar o recalque, a realização do projeto deve ser feita cuidadosamente.  Além do estudo do solo, as fundações vizinhas também devem ser consideradas entre outros fatores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário