Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Mola estrutural arquitetônica



O mola é o jeito mais fácil (e legal) de entender o comportamento das estruturas arquitetônicas. Útil para arquitetos, engenheiros, professores e estudantes, o kit feito a partir de peças moduladas e imãs permite que você veja e sinta o comportamento da estrutura como um experimento, com aplicações muito semelhantes ao real.
A história do Mola começou em 2005, quando o arquiteto paraense Márcio Sequeira de Oliveira procurava uma forma de deixar o ensino das estruturas menos abstrato através de um projeto lúdico, a ser apresentado em sua tese de mestrado na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), em Minas Gerais.
Ao longo desses 9 anos, o Mola evoluiu muito. Foram mais de 40 ensaios para aproximar os modelos ao comportamento de estruturas reais. Nesse meio tempo, Márcio apresentou sua tese em diversos países, e o interesse pela produção de um kit Mola começou a crescer entre quem assistia as palestras.
Para tornar o Mola realidade, Márcio investiu em uma campanha decrowdfunding, em que as pessoas interessadas no kit ajudariam com uma quantia dentro de uma meta e receberiam recompensas em troca. Dentro da estimativa de R$ 50 mil reais para a produção do Mola e dos brindes, o projeto recebeu 152 apoiadores, entre eles o Centro Brasileiro da Construção em Aço, e já angariou a quantia de R$ 60.205,00 reais.
O Mola é ideal tanto para profissionais, quanto para estudantes e alunos, que podem entender a aplicação de uma estrutura ou a viabilidade de um projeto de forma fácil e intuitiva fora do papel. São mais de 100 configurações que permitem que você compreenda melhor:
- Estabilidade estrutural;
- Deslocamentos e deformações;
- Comportamento de acordo com tipos de carregamentos;
- Comportamento de acordo com diferentes condições de contorno;
- Influência da forma;
- Processo de montagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário