Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de maio de 2014

Fiação e Novo Padrão de tomada

Instalar uma fiação elétrica 220V na casa toda permite o uso de mais energia. No entanto, a atualização de 110 para 220V pode não ser necessária para lidar com as necessidades elétricas da sua casa, a menos que você esteja instalando um aquecedor elétrico ou uma central de ar condicionado. Adicionar disjuntores novos pode ser tudo o que você precisa. Na maioria dos casos, isso vai permitir que você conecte aparelhos adicionais e equipamentos eletrônicos que podem exigir 220V. Instalar de novos circuitos muitas vezes corrige o problema de aparelhos ou outros dispositivos elétricos muito grandes para operar fora de um único circuito. Mas se você decidir ir em frente e ligar a sua casa no 220V, embora pareça um trabalho muito fácil a princípio, ele precisa ser feito direito. Você deve pensar em segurança, segurança e mais segurança sempre que trabalhar em qualquer projeto que envolva eletricidade.

Novo padrão de tomadas no Brasil


A nova regra estabelece que os plugues sejam padronizados em dois modelos: pino redondo com 2 terminais e pino redondo com 3 terminais, sendo 1 terminal terra. O encaixe do plugue deverá ter o formato hexagonal e as tomadas onde o encaixe será feito terão um baixo relevo de 8 a 12 milímetros de profundidade, criando uma espécie de buraco onde o plugue ficará acomodado, evitando folgas e exposição dos terminais metálicos e consequentemente diminuindo riscos de choques elétricos – uma das principais preocupações do novo formato.

Os pinos chatos deixam de existir com o novo padrão, permanecendo apenas os terminais redondos.Também será proibida a fabricação dos benjamins (comumente chamados de “T” por conta do formato), pois serão substituídos por soluções mais seguras e com limites de ligações encadeadas que a rede elétrica possa suportar. Isso evitará a sobrecarga de um único ponto da rede elétrica, exigindo mais planejamento nas instalações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário