Projeto de instalações elétricas
Antes de surgirem todas essas opções de eletrodomésticos que encontramos hoje no mercado, a instalação elétrica de uma casa resumia-se a apenas um passamento de fios e conduítes.Mas os novos aparelhos chegaram, fazendo com que os profissionais eletricistas e os donos das casas se preocupassem mais com a instalação elétrica de suas obras.
Nenhum proprietário deseja que após sua casa pronta apresente oscilações de luz com micro-ondas ligados, chuveiros e quedas de disjuntores. Para que isso não aconteça é necessário que se faça todo um planejamento sobre o projeto de eletricidade, analisando locais onde serão passados os fios, carga máxima do disjuntor, enfim.
O melhor momento para evitar todos os problemas da não realização deste projeto é assim como o arquitetônico e estrutural ser realizado no inicio da construção, pois tudo se interliga, a disposição dos ambientes, a área construída, entre outros, todos esses elementos sofrem influencia direta sobre o tipo de trabalho que será feito mais o material usado.
A parte de instalação elétrica não é a mais aconselhável a se economizar. Um projeto bem dimensionado, onde seja utilizado materiais de qualidade evitam mais do que apenas disjuntores desarmados, eles poupam os residentes de incêndios ou choques elétricos.
Este projeto deve ser elaborado somente por um profissional eletricista, e se constitui em ser o dimensionamento das cargas elétricas, fios, disjuntores, eletrodutos, e vários outros elementos com seus respectivos detalhamentos.
Este projeto possui uma real importância, pois uma instalação elétrica mal dimensionada e sobre tudo mal-executada, mesmo sendo utilizados materiais de primeira qualidade, como dito acima pode gerar grandes despesas futuras e até acidentes de grandes proporções, como incêndios.
Portanto, assim como planejar toda a estrutura como aonde será a sala e os quartos, deve-se pensar também aonde irão as tomadas, quantas serão, quantos pontos de luz serão necessários e qual a sua capacidade de carga, enfim. Cada detalhe tem a sua importância, principalmente o elétrico, para que no final de tudo, após a conclusão, não fique aquela frustração de não ter deixado um ponto para aquele Home Theater tão sonhado ou qualquer outro desejo não pensado antes. Por isso nunca saia fazendo tudo a olho, planeje faça um bom projeto de instalação elétrica sempre acompanhado de um eletricista profissional.
Projetos Elétricos Prediais
1. Fazer uma capa informando do que se trata: projeto elétrico residencial, nome do proprietário, endereço, projetista com local para assinatura de responsabilidade técnica, cidade, data (mês e ano);
2. Fazer a descrição do projeto:
Projeto elétrico residencial, com memorial de cálculo (tabelas), diagrama unifilar da instalação e seus pontos, simbologia adotada, dimensionamento dos condutores, eletrodutos e proteção dos circuitos, relação aproximada do material para execução e diagrama unifilar do quadro de distribuição, conforme NBR 5410.
3. Definir a simbologia utilizada no projeto, com todas as descrições: simbologia e seu significado.
4. Fazer as tabelas do memorial de cálculo (tabelas de tomadas e iluminação e tabela de circuitos).
5. Fazer os cálculos para dimensionamento dos condutores, eletrodutos e dos disjuntores de proteção dos circuitos (utilizar fator de temperatura e agrupamento de circuitos).
6. Fazer o diagrama unifilar do quadro de distribuição com todas as características e a divisão das fases.
7. Fazer o levantamento do material a ser utilizado (utilizar uma tabela). 8. Colocar a planta baixa da residência.
9. Colocar a planta baixa com o projeto elétrico realizado, com todas as características para sua instalação.]