Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Cálculo Estrutural







         

















A década de 90 do século dezenove foi um período de progressos na
construção de edifícios de aço, com o amadurecimento de muitos sistemas estruturais, métodos de cálculo e tecnologia, por exemplo, tecnologia de solda, construção composta aço-concreto, cálculo de estruturas sismo-resistentes, pontes estaiadas, edifícios altos, estruturas de concreto de alta resistência, e muito mais. Estes avanços na construção de edifícios, é claro, não ocorrem isoladamente. Desenvolvimentos paralelos na ciência dos materiais, mecânica aplicada, metalurgia, matemática, ciências da computação, química, física, e em muitos outros campos fizeram do século vinte talvez o mais excitante para todos os cientistas e engenheiros.
 As forças estimulantes destas mudanças são muitas e é importante destacar que o aparecimento e evolução das normas técnicas direcionaram a construção civil, estabelecendo “regras” a serem cumpridas pelos projetistas e construtores.  Buscou-se entender bem a resistência última das estruturas sobrecarregamentos estáticos e dinâmicos. Este entendimento foi então aplicado na prática de uma forma direta para um projeto específico ou em normas de cálculo.  O crescimento da pesquisa em comportamento não linear de estruturas, em análise computacional, projeto ótimo (otimização), análise e cálculo probabilístico também se mostrou intenso. Em particular, a pesquisa na aplicação de métodos Cadernos de Engenharia de Estruturas , estocásticos tem representado, no tema segurança estrutural, um dos mais proveitosos esforços de pesquisa dos últimos quarenta anos. Esta foi, certamente, uma época de ouro da pesquisa em projeto e construção de edifícios.
 Os grandes avanços em normas durante os últimos 40 anos foram:
- a ênfase no controle e garantia de qualidade no escritório de cálculo, na
fábrica e na obra;
- a emergência de métodos de introdução da segurança baseados em
probabilidade;
- a mudança do método de introdução da segurança, de tensões admissíveis
para estados limites;
- a progressiva internacionalização do processo de elaboração de normas,
como por exemplo, os códigos europeus (EUROCODE).
 O papel das normas de cálculo é garantir a segurança de todas as estruturas construídas sob sua jurisdição. A função do calculista é então criar uma estrutura que atenda às exigências mínimas das normas para a segurança e que seja ao mesmo tempo prática e econômica. É necessário que a norma dê atenção à praticidade e à economia, mas sua principal função é a garantia da segurança.
 A segurança estrutural pode ser definida pelas duas declarações seguintes:
- não haver colapso ou outra má função estrutural durante a construção;


- não haver danos sérios à estrutura ou seus componentes, nem provocar qualquer trauma físico ou psicológico para seus ocupantes durante a vida útil da estrutura, como um resultado de eventos extraordinários que podem ser esperados para ocorrer em intervalos raros;  Calculistas estruturais, guiados pelas normas de cálculo e por sua perícia e experiência, são cobrados pela sociedade para assegurar tais condições de segurança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário