Designers
Curiosos, os gatos adoram escalar e explorar o ambiente em que vivem. Por isso, o local onde moram, casa ou apartamento, precisam ser estimulantes e seguros. Quem tem um desses adoráveis bichanos sabe o quanto o tédio os aborrece e pode levar a comportamentos nada gentis, como arranhar móveis, subir em mesas, estragar sofás e tapeçarias.
Mas uma série de estratégias podem ser adotadas para proporcionar aos gatos opções de entretenimento seguro e controlado. Todas as alternativas demandam uma dose de inventividade e outra de sensibilidade para descobrir o que irá agradar o felino e o que ficará bem com a decoração da casa.
De olho nas janelas
Uma casa adaptada aos gatos requer ainda atenção com relação a outros aspectos. A veterinária Rhea Cassuli Lima dos Santos comenta que apesar de ser um brinquedo comum, os novelos de lã e outros fios podem ser engolidos pelos animais, situação que pode necessitar uma remoção cirúrgica. Por isso, é aconselhável não usar esse tipo de objeto para distração do felino.
Por sua vez, sobretudo para quem vive em apartamentos (mesmo em andares baixos) ou em casas próximas a vias muito movimentadas, é fundamental instalar telas em todas as janelas, varandas e sacadas para a proteção dos gatos. A tela deve ser feita com polietileno ou nylon com malha, com dois e cinco cm de largura entre os nós, e instalada por um profissional. Saiba que gatos que vivem dentro de casa podem viver cerca de 20 anos enquanto os que saem para dar suas voltinhas na rua não costumam passar dos três anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário