Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Trabalho em Cooperativa e Mutirões


 A cooperativa tem por finalidade o sucesso do trabalho coletivo, aliado à melhoria da qualidade de vida de seus trabalhadores.

Esse sistema funciona de maneira diferente do de uma companhia mercantil,  em que há um dono, dois, ou ainda um pequeno grupo. Na cooperativa, cada trabalhador é um associado, que entra com capital correspondente a uma parcela da instituição. Desta forma, os trabalhadores são, ao mesmo tempo, usuários e donos do próprio negócio.
Existem cooperativas que são capazes de atender a praticamente todos os setores da economia. Mas, especialmente a área da construção civil conta bastante com essa mão de obra.

Também existem os programas de políticas públicas em habitação, está o chamado "mutirão", onde os futuros moradores serão a mão-de-obra na construção de moradia e refere-se a uma mobilização coletiva, esta modalidade de construção é participativa e a obra civil é executada de forma nada tradicional. Isso porque há, no canteiro de obras a participação dos envolvidos na construção coletiva das moradias. Existe entre os envolvidos do mutirão o trabalho social possibilitando o acesso de todos nas questões sociais da comunidade(saúde,educação,etc.) ações e projetos de construção das unidades habitacionais. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário