Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de março de 2014

Importância dos forros nas contruções

Utilizados para proteger os ambientes, possibilitando conforto térmico e acústico, os forros são mais do que um revestimento de teto, são um importante elemento em qualquer tipo de construção. Um relevante para a utilização dos forros é o auxílio para a luminosidade das áreas. Um forro escolhido no tom branco, por exemplo, agrega mais iluminação para as áreas e permite a redução do consumo de energia elétrica, em conseqüência, a diminuição de custos para os proprietários do local. Conforme as normas técnicas divulgadas pelo departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, o conceito de utilização dos forros “consiste no revestimento da face inferior da laje ou de telhados de modo a constituir a superfície superior de um ambiente fechado”. No mercado, os forros estão disponíveis em diversos materiais para diferenciar as decorações dos ambientes. Gesso, madeira, PVC, fibras sintéticas ou naturais são algumas das matérias-primas que constituem os revestimentos.
Sem título1 A importância dos forros nas construções Os forros de gesso possibilitam a instalação de peças de iluminação embutidas, já os de fibras naturais são usados na hora de ousar nas decorações.


Para as áreas comerciais , os forros em PVC e em madeira são os mais utilizados, pelo baixo custo de execução.
Sem título11 A importância dos forros nas construções
A vantagem dos forros em PVC com relação aos de madeira é a imunidade aos cupins e ao mofo, por ser uma matéria-prima totalmente resistente a umidade. Algumas empresas já desenvolveram forros em PVC que se assemelham visualmente ao aspecto da madeira, como é o caso da empresa Inove. 
Sem título2 300x243 A importância dos forros nas construções

Para evitar surpresas desagradáveis é necessário planejamento no momento da escolha dos forros e também levar em conta o custo x benefício dos materiais e funcionalidade proporcional aos projetos arquitetônicos.
3 300x72 A importância dos forros nas construções

quarta-feira, 26 de março de 2014

Tipos de piso, vantagens e desvantagens

Estamos fazendo uma árdua pesquisa quanto aos tipos de piso vantagens e desvantagens, para a nossa casa. Queremos gastar menos, mas ter um visual bonito e algo que se adeque ao nosso caso.

Temos bichos de estimação (cão e gatos), e animais fazem xixi, vomitam..  ou seja, tábua corrida (o tal piso flutuante) ia apodrecer em 2 meses.. será? Mas é tão prático...

Bom, ao que vimos, existem 3 tipos de piso:


Cerâmica /Porcelanato / ou pisos de pedra: 
São os chamados 'pisos frios'. A princípio são muito parecidos entre eles. O tipo de instalação, durabilidade, manutenção, manuseio... pra instalar é aquela quebradeira, mas são pisos resistentes, e de alta durabilidade. Hoje em dia, inclusive, são fabricados pisos de cerâmica e porcelanato com uma padronagem de madeira, pra deixar os ambientes mais aconchegantes! Mas, não é o piso mais fácil de se instalar. Vamos à uma avaliação rápida:

Vantagens:
Alta durabilidade e resistência. A necessidade de manutenções é quase nula.

Desvantagens:
A instalação é cara e demorada. Quebra-se todo o piso antigo, gasta-se mais com material - cimento, rejunte, etc -  pra instalar o piso frio.


Piso Flutuante

Também chamados de pisos laminados ou tábua corrida, são bonitos e aconchegantes! De fácil instalação. Podem ser colocados em cima do piso antigo, excluindo a necessidade de quebradeiras e dores de cabeça .Em algumas horas, o piso está pronto!

Vantagens:
Tornam o ambiente bonito e aconchegante, são bem decorativos. Muito apreciado nos quartos. Oferecem um conforto térmico legal. Instalação muito rápida e fácil, baseada no encaixe entre uma peça e outra. Não há a necessidade de uma reforma para instalar esse tipo de piso.


Desvantagens:
Não pode ser instalado em locais como cozinha e banheiro, pois não têm nenhuma resistência a água e umidade. Não podem ser molhados, pois apodrecem e ficam 'afofados'. Baixa durabilidade e resistência. Necessitam de manutenção casualmente.


Piso Vinílico / PVC
Esse piso ainda não é muito conhecido em residências. Mas já é amplamente utilizado em shoppings, academias, escolas, quadras de esporte e ambientes públicos. Por sua alta durabilidade e resistência, são utilizados em locais onde há um alto fluxo de pessoas. É uma tecnologia antiga, usada desde o início da construção de Brasília. Não entendo porque não é muito conhecida.. hoje em dia já existem padronagens que imitam madeira. Ainda não conheço, mas vou este final de semana mesmo ver ao vivo e a cores e volto pra dizer o que achei!

Vantagens:
Pode ser instalado em módulos, por cima do piso antigo, sem a necessidade de uma reforma em si, ficando apenas 6mm mais alto que o piso antigo. Altíssima durabilidade e resistência. Fácil de limpar, não possui fendas, portanto não acumula aquelas sujeiras entre um piso e outro, como acontece com o piso de taco, por exemplo. Oferece um ótimo isolamento acústico. Por isso é amplamente utilizado em escolas e bibliotecas, pois abafa o barulho dos sapatos no piso.

Desvantagens:
Pelo que eu me lembro do piso vinílico, ele lembra um vinil mesmo. Não li desvantagens sobre ele... mas pode ser apenas uma questão decorativa. Como não é amplamente difundido ainda em residências, poucos o conhecem. Mas, como já inventaram padronagens dele que imitam tábua corrida.. quem sabe não é só uma questão de desconhecimento mesmo? Vou esse final de semana pesquisar e volto pra contar!

terça-feira, 25 de março de 2014

Controle tecnológico do concreto


Falar  em  controle  tecnológico  do  concreto,  significa   falar principalmente, no controle dos materiais que fazem parte da sua composição, pois as principais “doenças” que podem afetar o concreto, estão intimamente ligadas à falta de qualidade dos materiais que o compõem.
 

É importante que o construtor tenha uma noção básica sobre este assunto, antes de iniciar um processo de “rodar o concreto na obra”, pois a economia, neste caso, pode se transformar em uma grande dor de cabeça.


A NBR 12654 (Controle Tecnológico dos Materiais Componentes do Concreto) dispõe sobre os ensaios que devem ser efetuados nestes materiais. Como sabemos que é praticamente impossível encontrar materiais totalmente isentos de substâncias nocivas, as normas desempenham um papel de fundamental importância, pois nos apresentam os limites de tolerância destes elementos.

Já entre as determinações da NBR 12655 (Concreto – preparo, controle e recebimento) existe a obrigatoriedade de uma dosagem experimental para concretos com resistência igual ou superior a 15 MPa.
 

Portanto, a contratação de um laboratório gabaritado para a execução destes serviços é de fundamental importância para quem quer fazer seu próprio concreto.

No caso de quem compra o concreto dosado em central, os encargos com os ensaios dos materiais e com as dosagens experimentais, já estão implícitos nas responsabilidades da própria concreteira. Isto não impede que o comprador faça ensaios paralelos, ou solicite para que a concreteira lhe forneça para análise, os resultados dos ensaios que ela fez em seus materiais.

Além das dosagens experimentais e dos ensaios dos materiais, o Controle Tecnológico do Concreto estabelece que sejam feitos ensaios de amostras retiradas do concreto fresco. Com mais este procedimento, está fechado o círculo dos cuidados necessários para se manter constante a qualidade exigida do concreto, sendo estes ensaios utilizados também como parâmetros para a aceitação do concreto.


segunda-feira, 24 de março de 2014

Conheça os tipos de fundação para construção de uma edificação


A Construção de uma edificação começa pela sondagem do terreno sobre o qual ela será erguida. A sondagem, uma espécie de radiografia do terreno, identifica as camadas do solo e sua resistência, além de detectar a presença do lençol freático (água), informações fundamentais para que o calculista projete adequadamente as fundações.
Essas devem alcançar a camada de solo de resistência média. Se essa camada surgir até 1,5m de profundidade, é possível utilizar fundação direta, cujos principais tipos são:
- Sapata Isolada: recomendada para casas com qualquer número de pavimentos, suporta o peso concentrado de pilares. O elo entre ela e as paredes é a viga baldrame:
- Sapata Corrida: acompanham as paredes da casa, e é indicada para solos resistentes e construções com paredes “portantes”, que dispensam pilares e vigas. A carga é distribuída uniformemente ao longo das paredes;
- Laje Radier: a rigor, este tipo, com cerca de 1,5m de espessura, só é utilizado em grandes obras. Porém, é comum chamar de radier uma laje mais fina, com mais ou menos 12cm, colocada imediatamente abaixo da superfície de solos firmes, ou uma fundação usada em solos pouco resistentes, como argilas orgânicas ou areias fofas. Retira-se o solo e faz-se uma caixa oca de 2m de espessura de concreto armado, onde apóia a casa.
Porém, quando a camada do solo firme aparece a mais de 2m, recorre-se à fundação profunda, ou seja, estacas ou tubulões. As primeiras podem ser pré-moldadas ou feitas como as fundações diretas, de concreto armado, que pode ser preparado no canteiro ou em betoneira.
- Pré-moldada de concreto: solução para terrenos com lençol freático e para argila orgânica, muito mole. As estacas vêm prontas e são cravadas por um bate-estacas:
- Metálica: mais comum na construção de prédios, cumprem também a função de contenção do terreno (arrimo);
- Strauss: recomendada para casos em que a fundação deve ser profunda (até 20 metros) e os terrenos secos. Um tripé com um tubo metálico perfura o solo até a profundidade definida pelo projeto, e o furo é preenchido com concreto;
- Estaca broca: um trado escava um furo a ser preenchido com concreto, na terra até encontrar solo firme, o trado manual só alcança 4m, mas o mecanizado atinge grandes profundidades. Não é indicada quando há lençol de água;
- Tubulão: normalmente utilizado em construções de grande porte.
Normalmente não se usam fundações diferentes em uma mesma obra, mas dependendo das condições do terreno, pode-se recorrer a este tipo de solução mista.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Pedras Britas

Pedras britas . tipos
A brita 3 é utilizada como lastro ferroviário;
A brita 2 como agregado em grandes volumes de concreto e como brita classificada na formação de base e sub-base de pavimentos.
A brita 1 constitui-se no produto mais nobre e é aplicada, essencialmente, em concretos esbeltos e bombeados.
O pedrisco e o pó são aplicados, basicamente, como matérias-primas de massas asfálticas.
PÓ DE PEDRA – Malha 5 milímetros
É muito utilizado nas usinas de asfalto, para calçamentos com base asfáltica e de concreto para obtenção de textura fina, é usado principalmente em calçadas.
Na fabricação de pré-moldados e como estabilizador de solo, na confecção de argamassa para assentamento e emboço.

PEDRISCO OU BRITA Nº 0 – Malha 12 milímetros
Produto de dimensões reduzidas, em relação a brita-1, é muito requisitado na fabricação de vigas e vigotas, lajes pré-molduradas, intertravados, tubos, blocos, bloquetes, paralelepípedos de concretos, chapiscos e acabamentos em geral.

  BRITA CORRIDA – Malha 30 milímetros
Uma mistura de pó com brita nº 0 (pedrisco), com brita nº 1 e com brita nº 2. Excelente para base asfáltica (para trânsito pesado.)

  BRITA 1 – Malha 24 milímetros
É o produto mais utilizado pela construção civil, muito apropriado para fabricação de concreto para qualquer tipo de edificação de colunas, vigas e lajes assim como em diversas aplicações na construção de edificações de grande porte.

  BRITA 2 - Malha 30 milímetros
É voltado para fabricação de concreto, que exijam mais resistência, principalmente em formas pesadas.
Usada para para fabricação de concreto bruto, para maior resistência, na contrução de fundações e pisos de maior espessura.

  BRITA 3 - Malha 38 milímetros
Muito conhecida como pedra de lastro pois é constantemente utilizada em aterramentos e nivelamentos de áreas ferroviárias e drenos.

Muro de pedra

PEDRA MARROADA - Malha 200 milímetros
Conhecida também como RACHÃO , PEDRA PULMÃO ou PEDRA DE MÃO, é mais empregada para fabricação de muros de contenção, barreiras e bases, fundações em geral, aterramento de áreas pantanosas e é também utilizada em drenagens.
 
É uma pedra bruta, de maior dimensão, obtida na primeira britagem, formadora do depósito pulmão da pedreira.

AREIA DE BRITA LAVADA: Utilizada em assentamento de bloquetes, tubulações em geral, tanques, além de fazer parte na composição para fabricação de concreto e asfalto, substituindo com qualidade a areia de rio, alem de não agredir o meio ambiente.


  AREIA DE BRITA SEM LAVAR: Melhor acabamento para concreto pois possui material mais fino.