Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Construção de Casas no Semiárido de Pau a Pique

A técnica de construção do pau-a-pique constitui-se em barro aplicado sobre um entramado de bambu.
Usa como estrutura peças maiores de bambu ou madeira postas verticalmente nos vértices e horizontalmente formando grandes quadrados. Peças de madeiras bem dimensionadas permitem a construção de um segundo pavimento. Depois de erguida toda estrutura o taipero escolhe onde irá colocar as portas e as janelas, e faz aberturas com serrote.
Antes de aplicar o barro sobre a estrutura criada, coloca-se madeiramento no telhado e cobertura garantindo que possa manejar sua casa protegido de chuva, deixando um beiral para proteger as paredes da chuva esses beirais são feitos palha, folhagem de coqueiro, palha de buriti e barnaúba ou telha comum são as coberturas mais utilizadas.

O barro utilizado no preenchimento e selecionado através de escavações em diferentes locais. São feitas bolas de barro com água, e as que menos racharem ao secar indicarão o barro a ser usado. A mistura do barro com a água é feita com os pés. 
O barro deve ser bem arenoso, ate 60% de areia, pode-se adicionar areia na mistura até chegar à "liga". Após algumas semanas é normal o barro apresentar rachaduras, então deve-se fazer um novo revestimento, este alisando a superfície com as mãos. Um melhor acabamento pode ser feito em uma terceira barreada; desta vez é bom utilizar cimento ou cal misturado com o barro a fim de garantir uma melhor resistência.


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Engenharia Japonesa

Em meio à destruição causada pelo terremoto seguido de tsunami que atingiu a costa leste do Japão prédios continuam em pé apesar do forte tremor.  O que explica isso são as altas tecnologias de engenharia civil desenvolvidas há anos pelos japoneses para minimizar os prejuízos e mortes causados pelos desastres naturais.

Ao construir um novo prédio, a preocupação começa na fundação, parte do edifício que fica em contato com o solo. Os prédios ganham alicerces com suspensão para absorver o impacto gerado pelo terremoto. Nos prédios como os do governo japonês, são instalados amortecedores eletrônicos, que podem ser controlados à distância. Em prédios mais simples são usados amortecedores de molas que funcionam de um jeito parecido à suspensão de veículos. Os engenheiros também colocam um material especial para amortecer as junções entre as colunas, a laje e as estruturas de aço que compõe cada andar. “Esse material ajuda a dissipar a energia quando a estrutura se movimenta em direções opostas, assim o prédio não esmaga os andares intermediários”Todos os andares possuem, além de paredes de concreto, uma estrutura de aço interna, que ajuda a suportar o peso do prédio.

O Japão também é conhecido por ser uma das maiores potências tecnológicas do mundo. Essa tecnologia também é voltada para estudos sobre prevenção e redução dos efeitos catastróficos desses acontecimentos. Assim, o Japão levou a sério tudo que diz respeito à preparação e infraestrutura de prevenção de tragédias naturais.
Entre essas pesquisas de prevenção, a mais significativa é a que mantém as estruturas dos prédios intactas após alguma terremoto. A grosso modo, os prédios possuem fundações bem profundas e amortecedores que regulam a posição dos prédios quando os abalos começam, e eles se balançam para um lado e para o outro, como quem luta para manter o equilíbrio.
Uma das partes mais importantes dos prédios com tecnologias mais modernas contra terremotos é o sistema de contrapeso inercial: instalada na parte mais alta, uma bola pesada o bastante para movimentar o prédio no sentido contrário às vibrações do solo atenua o movimento e permite que o prédio se mantenha 40% mais estável durante um terremoto.



Pêndulo e Movimento 

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dia do Trabalho na Construção Civil

Hoje dia 25 de Outubro é o dia que se comemora o dia do trabalhador da construção civil, seja na administração como na execução das obras.
Todo progresso nasce de uma construção, e toda construção passa pelas mãos de profissionais que ajudam a construir não apenas edificações mas ajudam a construir Sonhos.

Tudo isso é possível graças a um dos seguimentos mais ativos e valorizados da atualidade: a construção civil. É por esse motivo que hoje, Dia da Construção Civil, parabenizamos todos os profissionais, homens e mulheres que se empenham em concretizar os sonhos das pessoas. Já paramos para pensar, quantas mãos e quanto planejamento fizeram parte da construção do nosso lar? Com certeza muita gente se envolveu para que ele fosse bonito, seguro, confortável…

A Construção civil vive hoje o seu melhor momento na história do país e por isso hoje um profissional tem o espaço garantido e uma boa remuneração no setor da construção civil. 

Um Homem com a "Missão de Edificar Sonhos", Parabéns !


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Trabalho em Cooperativa e Mutirões


 A cooperativa tem por finalidade o sucesso do trabalho coletivo, aliado à melhoria da qualidade de vida de seus trabalhadores.

Esse sistema funciona de maneira diferente do de uma companhia mercantil,  em que há um dono, dois, ou ainda um pequeno grupo. Na cooperativa, cada trabalhador é um associado, que entra com capital correspondente a uma parcela da instituição. Desta forma, os trabalhadores são, ao mesmo tempo, usuários e donos do próprio negócio.
Existem cooperativas que são capazes de atender a praticamente todos os setores da economia. Mas, especialmente a área da construção civil conta bastante com essa mão de obra.

Também existem os programas de políticas públicas em habitação, está o chamado "mutirão", onde os futuros moradores serão a mão-de-obra na construção de moradia e refere-se a uma mobilização coletiva, esta modalidade de construção é participativa e a obra civil é executada de forma nada tradicional. Isso porque há, no canteiro de obras a participação dos envolvidos na construção coletiva das moradias. Existe entre os envolvidos do mutirão o trabalho social possibilitando o acesso de todos nas questões sociais da comunidade(saúde,educação,etc.) ações e projetos de construção das unidades habitacionais. 




quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Construção Sustentável

O setor da construção civil tem papel fundamental para a realização dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável.

Os desafios para o setor da construção são diversos, porém, em síntese, consistem na redução e otimização do consumo de materiais e energia, na redução dos resíduos gerados, na preservação do ambiente natural e na melhoria da qualidade do ambiente construído.
O sistema construtivo Wood Frame é composta por estruturas de madeira que em conjunto com as placas que formam painéis estruturais  capazes de resistir às cargas verticais , perpendiculares e de corte transmitir as cargas até a fundação.

O Wood frame pode ser feito com qualquer tipo de fundação. Por sua estrutura leve e distribuição uniforme de cargas sua estrutura formada por placa estrutural que contraventa e veda a estrutura de paredes entre pisos e telhados. Seu revestimento externo como paredes é aplicado uma membrana desenvolvida exclusivamente para ser utilizada em paredes externas de construções no sistema wood freme, atuando como uma barreira contra o calor e vapor d’água, nas paredes também podem ser usada o revestimento argamassado, placa comentícia, revestimento cerâmico entre outros. O sistema de construção  Wood frame tem 90% das casas canadenses e suecas e em 75% das casas americanas, e vem se desenvolvendo no Brasil. 

As vantagens dessa construção sustentável são:

  • Execução da obra em prazos seis vezes menores do que uma construção convencional.
  • Menor custo de energia no uso da casa;
  • Redução de 80% nas emissões de CO₂;
  • Cadeia produtiva menos impactante, por priorizar materiais nacionais e menos prejudiciais ao meio ambiente;
  • Redução de desperdícios em até 90%;
  • Redução dos resíduos da construção civil em até 85%.